top of page

Edson Nery da Fonseca, o pioneiro da Biblioteconomia no Brasil

  • Foto do escritor: Alex Azevedo
    Alex Azevedo
  • 12 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de abr. de 2018

Inicio o meu primeiro post deste blog, trazendo a luz uma pessoa que transformou a sua sede por informação, em conhecimento compartilhado por gerações.

ree

Bem-vindo ao primeiro post do blog Memória Biblioteconômica. Para iniciarmos com todo mérito de que merece o reconhecimento pelo profissionais da informação, hoje iremos retratar do pesquisador e bibliotecário Edson Nery da Fonseca, pernambucano nascido em 1921, no Recife/PE, é autor de uma vasta obra literária, voltados principalmente para a área da biblioteconomia e também sobre a vida e a obra de Gilberto Freyre, que foi seu amigo pessoal.

Falar de Edson Nery é contar um pouco a história da cultura, da inteligência dos mentores expoentes brasileiros.

Conviveu com expoentes intelectuais brasileiros, tendo ilustres amigos como Manuel Bandeira, mesmeeo de uma geração mais nova que Gilberto Freyre, ficou amigo não só dele, mas de outros de seus colegas, como poeta Bandeira, José Lins do Rego, Mauro Mota, Otto Carpeaux, Antonio Houaiss, Murilo Mendes e Ricardo Brennand.

Edson Nery da Fonseca ingressou na Faculdade de Direito do Recife, mas interrompeu o curso para servir o Exército. Somente alguns anos depois, em 1946, se formaria no curso fundamental de biblioteconomia oferecido pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Ainda na década de 1940, atuou como jornalista literário no Diário de Pernambuco.

Posteriormente, participou da fundação da Universidade de Brasília e de vários cursos de graduação e pós-graduação em biblioteconomia, inclusive no Recife. Aqui ele instalou o primeiro curso de biblioteconomia do Nordeste. Em outros estados, atuou na organização de acervos de inúmeras instituições.

ree

Mas a atuação de Nery da Fonseca não se restringe ao Brasil. Ele foi responsáveis por organizar acervos em outros países, como quando trabalhou como consultor da Biblioteca do Congresso dos EUA. Aos 92 anos de idade, Edson Nery deixa o corpo físico na cidade de Olinda/PE, para assumir seu lugar entre as estrelas.


Um doutor honoris causa pela Biblioteconomia

Logo que ingressei como docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, tive o privilégio de conhecer pessoalmente Edson Nery, na ocasião que recebia o título de doutor honoris causa, no Auditório Gilda Lins, da Editora Universitária da UFPE, que somou aos títulos honoríficos já concedido de Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB) e ao de Pesquisador Emérito da Fundação Joaquim Nabuco.

ree

A cerimônia que outorgou o título de Doutor Honoris Causa à Edson Nery da Fonseca

O reconhecimento se deu a sua personalidade que dedicou uma vida para disseminação dos conhecimentos biblioteconômicos, à formação de profissionais de biblioteconomia, à instituição de bibliotecas e, principalmente, à promoção do livro como gênero de primeira necessidade para o engrandecimento de todo e qualquer cidadão.

Escrever sobre Edson Nery é inspirador, pois mesmo não estando mais presente nos corredores da vida, seu conhecimento permanecerá vivo para sempre nos seios da biblioteconomia brasileira.

Quer saber um pouco mais sobre a vida e a obra de Edson Nery da Fonseca, recomendo que visite o blog criando pelos alunos da UFSCar: http://edsonnerydafonseca.blogspot.com.br/

 
 
 

Comentários


© 2023 por Memória da Biblioteconomia. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Tumblr Black Round
  • LinkedIn - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page